terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lei do Arquivo Público é sancionada - Romero Sales

De iniciativa do vereador Romero Sales, a Lei do Arquivo Público Municipal foi sancionada pelo prefeito de Ipojuca e entregue à Câmara dos Vereadores, no último dia 20. A Lei representa um marco na organização e documentação dos arquivos municipais. Além disso, é uma forma de regulamentar e garantir o cumprimento de direitos do cidadão. “Um dos principais méritos do Arquivo Público consiste na facilitação do acesso dos ipojucanos às informações e documentos do seu município”, destacou Romero Sales. 

O Arquivo Público, que carrega o nome do Frei Venâncio Willeke, está diretamente subordinado ao Gabinete do Prefeito. Dentre as atribuições do órgão estão a gestão integral dos documentos do município, o provimento de acesso às informações e arquivos no âmbito da administração pública municipal, a guarda definitiva e a preservação de documentos de valor permanente. 

O arquivamento de documentos oficiais municipais é imprescindível para o apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e ao levantamento de provas e informações. Além disso, o material serve de base para pesquisas históricas e outras. O Arquivo Público Municipal deve cuidar também da gestão eletrônica de documentos, sistemas de informação e sistema de arquivos. Também faz parte das atribuições do órgão a realização de projetos de ação educativa, cultural, de preservação e divulgação do patrimônio documental, visando à recuperação da memória coletiva do município. O órgão pode, ainda, estender a custódia dos documentos de origem privada, considerados de interesse público e social.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Romero Sales exige apuração de demissões no Estaleiro

O vereador Romero Sales está preocupado com as demissões em massa protagonizadas, neste último semestre, pelo Estaleiro Atlântico Sul. Na sessão ordinária ocorrida na Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira (22/12), Romero exigiu da presidência da Casa a formação de uma comissão para apurar os motivos e os processos de demissões. A primeira providência da comissão parlamentar será uma visita ao Estaleiro.

“Tenho escutado rumores de que a maioria dos trabalhadores dispensados são ipojucanos e não vou me conformar enquanto isso não for tirado a limpo”, desabafou Romero na reunião. A indignação do vereador procede da possibilidade de o Estaleiro não estar cumprindo com acordo firmado com o município. É que o Estaleiro Atlântico Sul foi contemplado, tanto na fase de construção como na atual operação, por lei de incentivo fiscal. Como contrapartida, a empresa se comprometeu a capacitar e empregar trabalhadores ipojucanos.

“Se as demissões que estão ocorrendo têm mesmo como alvo principal os ipojucanos, é preciso que seus representantes públicos intercedam”, completou Romero. Os vereadores falaram da possibilidade de revogação da lei de incentivo fiscal aplicada ao Estaleiro, caso as denúncias sejam verdadeiras. 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Romero Sales elogia trabalhos da XI Feirarte


Foi em meio a muitos aplausos que o vereador Romero Sales participou, na quinta-feira (01/12), da abertura da XI Feira de Artesanato do Ipojuca – Feirarte. A Feirarte foi montada na praça principal da sede do município. Na ocasião, Romero demonstrou grande admiração pela arte de Ipojuca: “Sou um grande apreciador da cultura e tenho orgulho dos trabalhos que os ipojucanos estão apresentando neste ano”, declarou o vereador.


Romero defende a cultura como essencial para o desenvolvimento e para a felicidade do ser humano. Segundo ele, tudo começou no artesanato. Pois o artesão é o responsável pelo início da organização da sociedade e foi ele quem desenvolveu as primeiras ferramentas humanas. Além disso, ainda de acordo com Romero, “o trabalho artesanal agrega traços pessoais que valoriza cada produto. Fazendo cada peça ser diferente da outra”. O vereador defende a realização de festas e feiras para promover a cultura e o artesanato local. Mas, Romero também acredita na capacitação e na concessão de crédito como meio de aperfeiçoar, fortalecer e difundir os trabalhos culturais em Ipojuca.