quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Trajetória Política - Romero Sales


Depois de mostrar sua vida pessoal, Romero Sales deseja, agora, que cada ipojucano conheça sua trajetória política e o que tem motivado o seu sonho de administrar a cidade que tanto ama. Para Romero, o desenvolvimento equilibrado de Ipojuca não é apenas uma bandeira de campanha; é um motivo de vida. Seja como professor, engenheiro ou como vereador, Romero dedicou os últimos 32 anos de sua vida a Ipojuca. E é por isso que ele conhece o município, suas deficiências e os caminhos para resolvê-las. Mas é por amor a Ipojuca que Romero Sales pretende modificar, para melhor, os rumos desse município.

Nesta entrevista, Romero faz uma retrospectiva e fala do que o levou a entrar na política. Aqui, ele expõe seus objetivos e antecipa o que pode ser considerado como temas de campanha. Porém, Romero já tem demonstrado, na prática, que esses temas não vão ficar só na campanha. Em seu 5º mandato, Romero já recebeu a aprovação do povo ipojucano sendo, na última eleição, o vereador mais votado na história do município.


Quando e onde começou sua trajetória política?
Romero-  Por influência principalmente de meu pai, Seu Toinho, e do meu Sogro, Seu Jaime; além de muitos amigos e amigas. Em 1988 me filiei ao PDT e concorri à minha primeira eleição. Foi quando não consegui ser eleito por apenas 1 (um) voto! Pensei em desistir, mas acreditei que aquilo era um jeito de Deus me dizer que eu não estava pronto, mas que não deveria abrir mão de ser vereador. Candidatei-me novamente em 1992, desta vez pelo PST, pois me tomaram o PDT, e consegui me eleger como o mais votado de Ipojuca. Fui reeleito em 1996 pelo PSB, pois o PST foi extinto, e reeleito em 2000 e 2004, pelo PMDB. Em 2005 fui convidado pelo prefeito Pedro Serafim para ser o Secretário de Educação, Cultura e Esportes. Entre 2005 e 2008 trabalhei forte e pude atuar decisivamente na melhoria de vida das ipojucanas e ipojucanos. Foi quando Ipojuca realmente pôde ser inserida em SUAPE. Em 2008, fui reeleito para o quinto mandato consecutivo, sendo novamente o mais votado da história de Ipojuca. Interpretei a mensagem das urnas como reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo.

Por que decidiu ser vereador?
Romero-  Não gostava de política, mas como professor eu vi a implantação do Complexo Industrial e Portuário de SUAPE prometendo um desenvolvimento sem igual para Ipojuca. Mas, eu não via esse desenvolvimento atingir meus conterrâneos. Foi quando eu decidi lutar para que ipojucanas e ipojucanos pudessem ser inseridos em SUAPE.

Fale de sua experiência na área de esportes:
Romero-  Na área esportiva, fui presidente do Sport Clube Internacional de Ipojuca, time que fez história na época. Fui presidente, também, do Ipojuca Futebol Clube, o conhecido Boi Veio. Foi quando conseguimos ser campeão da Liga Desportiva Cabense, pois, não existia Liga de Futebol de Ipojuca. Fui fundador da Liga Desportiva Ipojucana, tendo sido eleito, na época, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da referida Liga. Também fui fundador das Ligas Desportivas de Futsal, Voleibol e Dominó, incentivando a prática dessas modalidades. Como Secretário de Educação, Cultura e Esportes, juntamente com minha equipe, resgatei os Campeonatos Ipojucanos de Futebol de Campo, Futsal, Voleibol e Dominó. Fomos bi-campeões da Copa do Interior com a Seleção Ipojucana de Futebol de Campo. Abrimos os Jogos Escolares para participação de todas as escolas ipojucanas, integrando cada vez mais o sistema educacional ipojucano.

Fale de sua experiência na área cultural:
Romero-  Sempre gostei de música e, quando adolescente, era responsável pelos hi-fi, tão lembrados por todos que participavam na casa dos meus pais, ao lado do Grupo Escolar Rural Domingos Albuquerque, atual Escola Domingos Albuquerque. Sempre participei de todas as festividades de nosso município, muito antes de pensar em entrar na área política. Como Secretário de Educação, Cultura e Esportes, resgatei as grandes festas de Ipojuca: as Festas de Santo Cristo de Ipojuca, São Miguel, Nossa Senhora do Ó, Santo Antônio de Camela, São Pedro e Nossa Senhora do Desterro em Porto de Galinhas, dentre outras festividades. Acredito que a cultura deve ser lembrada, festejada e passada adiante. Fizemos os melhores Carnavais bem como as melhores Festas Juninas já vistas em Ipojuca. Além de incentivarmos os artistas e as bandas locais, trouxemos bandas reconhecidas em nosso estado e no Brasil como: Banda Calypso, Raça Negra, Banda Sem Compromisso, Cristina Amaral, Exalta Samba, Almir Rouche, Super Oara, Nádia Maia, Alcimar Monteiro, Brisa Estelar, Geraldinho Lins, Amigos Sertanejos, Magníficos, Limão com Mel, Companhia do Calypso, Mastruz com Leite, Brucelose, Calcinha Preta, entre outras. Em 2006, quando o Convento de Santo Antônio de Ipojuca completou 400 anos, fizemos uma série de festividades em conjunto com a Paróquia de São Miguel de Ipojuca. Foi quando trouxemos para Ipojuca o Padre Zezinho e o Trio Ir ao Povo. Lançamos também, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o selo comemorativo dos 400 anos do Convento de Santo Antônio de Ipojuca.

O que você esperava alcançar e o que já alcançou?
Romero-  Esperava ver Ipojuca inserida no Complexo Industrial e Portuário de SUAPE e isso, hoje, é uma realidade. Como Secretário de Educação de Ipojuca, consegui fazer com que a educação avançasse em todos os sentidos, a níveis nunca antes vistos em nosso município. Consegui trazer o IFPE (antigo CEFET) para Ipojuca. Junto com minha equipe, implantei a Universidade Aberta com diversos cursos superiores. Com o apoio do governo do estado, implantamos a Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca. Iniciamos a distribuição de fardamento e kit escolar para os alunos e fardamento para os professores. Através do Programa de Valorização do Magistério, melhoramos a remuneração as condições de trabalho para todos os trabalhadores da área da educação de nosso município. Resgatamos as festividades da Semana da Pátria, com os grandes desfiles. Quando entramos na secretaria, só tínhamos cinco bandas marciais e deixamos mais de 23 bandas/fanfarras, com instrumentos e fardamentos de gala, tendo integrado todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Isso é investimento em auto-estima e em cultura; é oferecer alternativas para os jovens ipojucanos. Multiplicamos o número de estudantes em curso superior. Conseguimos colocar mais de 5.000 pessoas no mercado de trabalho de SUAPE, dentre muitas outras ações, que só fizeram engrandecer o nosso Ipojuca.

O que pretende para Ipojuca? Quais os principais projetos?
Romero-  Pretendo avançar mais ainda. Sonho em administrar esse município tão importante no cenário pernambucano, dando continuidade a esse sonho de mais de 20 anos e que estamos passo a passo tornando realidade. Estamos incluindo as ipojucanas e ipojucanos em SUAPE, mas temos que tratar do crescimento ordenado de nosso município, para que não tenhamos uma grande favela. Precisamos avançar mais ainda na Educação e Saúde, para que o nosso povo sinta de perto e cada vez mais o ar do desenvolvimento que sopra em nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário