Estudo do Sistema Firjan, que apontou Ipojuca como número um do país no quesito emprego e renda, foi divulgado no final da semana passada. Menos de uma semana depois, a imprensa festeja o sucesso do programa ipojucano “Rumo à Universidade”.
Reconhecido como um dos melhores secretários de educação da história de Ipojuca, o vereador Romero Sales colhe os frutos de seu trabalho. Só neste ano, 90 ipojucanos alunos do programa “Rumo à Universidade” foram aprovados em instituições públicas de nível superior. Criado em 2005, durante a gestão de Romero Sales como Secretário de Educação, o programa consiste na realização de curso pré-vestibular, nos fins de semana, em horário integral. Além das aulas, os freqüentadores do cursinho contam com material didático especializado, transporte e alimentação.
Todos os 90 alunos aprovados residem em Ipojuca. Romero, um dos pais do “Rumo à Universidade”, comemora o resultado: “A vitória de cada um desses alunos é minha vitória e não porque criei o programa, mas sim porque sou ipojucano como eles”, declarou Romero em sessão ordinária na Câmara dos Vereadores.
Após o ingresso nas instituições de ensino, os estudantes continuam recebendo o apoio da prefeitura. É que, desde a gestão de Romero Sales na Secretaria de Educação, a prefeitura de Ipojuca disponibiliza transporte para os alunos que estudam em outros municípios.
Leia abaixo matéria sobre o “Rumo à Universidade” exibida no Jornal do Commercio da última terça-feira (24/01):
Projeto ajuda feras de Ipojuca no vestibular
Fonte: Jornal do Commercio
Noventa alunos da rede de ensino de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foram aprovados em processos de seleção para instituições públicas de ensino superior, com a ajuda do curso Rumo à Universidade. Entre os destaques estão Manoel Cleyton de Souza Bezerra, 17 anos, morador do do distrito de Camela, que ficou em primeiro lugar em física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Mellanie Thayline da Silva Ferreira, 16, aprovada na Universidade de Pernambuco (UPE) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Em Ipojuca, o Rumo à Universidade funciona em três núcleos: Camela, Centro e Nossa Senhora do Ó. A prefeitura banca os gastos dos estudantes com uniforme, material didático e transporte, totalizando R$ 1,3 milhão por ano. O curso de reforço funciona aos sábados e domingos, com 24 professores.
Em visita ao JC, o prefeito Pedro Serafim elogiou o desempenho dos alunos e garantiu que o município vai bancar o deslocamento até as instituições.
“Hoje, 15 ônibus fazem o transporte dos alunos da cidade. Mas já está deficitário. Por isso, vamos aumentar o número de veículos”, garantiu. A rede de ensino municipal conta com aproximadamente 22 mil alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário