Com este desabafo, o vereador Romero Sales convidou os funcionários da Câmara de Ipojuca a contribuírem para o progresso da Casa. As afirmações foram feitas por ocasião de uma palestra sobre o programa do Senado Federal, o Interlegis. A palestra foi apresentada pelo funcionário do Senado, José Bonifácio Góis, nesta sexta-feira (17/06) na Câmara de Ipojuca. Romero foi o único vereador presente.
O Interlegis é uma iniciativa criada para modernização e integração do Poder Legislativo no país. É gerido pelo Senado Federal, através da Secretaria Especial do Interlegis, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O programa foi criado em 1997. No mesmo ano, o vereador Romero Sales – então, em seu 2º mandato – inscreveu a Câmara de Ipojuca para participar do programa. José Bonifácio parabenizou a iniciativa de Romero e afirmou que a Câmara de Ipojuca foi pioneira na inscrição.
O Interlegis oferece para vereadores e servidores treinamentos presenciais e à distância com a finalidade de melhorar os trabalhos legislativos. Já o Portal Modelo de internet e sua hospedagem são disponibilizados com o objetivo de proporcionar a divulgação dos atos legislativos, assim como a comunicação entre os parlamentares e os cidadãos. Todos os serviços oferecidos são gratuitos, sem custos para as Câmaras.
A instituição trabalha a modernização do Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. Suas ações são desenvolvidas em quatro áreas básicas, são elas: tecnologia, informação, comunicação e capacitação. Com suas ações, o Interlegis auxilia o cumprimento da Lei da Transparência, a qual determina que, a partir de 2011, os municípios com mais de 50 mil habitantes publiquem as receitas e as despesas em um Portal da Transparência gerido pela prefeitura.
Fazendo jus à bandeira que defende, Romero suscitou os funcionários a participarem dos cursos: “os servidores são os principais responsáveis pela transmissão de conhecimento aos próximos vereadores que farão parte desta Casa”. O próprio Romero já participou de vários cursos do Interlegis e atesta: “os cursos são imprescindíveis para a melhoria das rotinas de trabalho técnico e parlamentar e, além disso, já diz o ditado: conhecimento nunca é demais”.
No encontro, A Câmara de Ipojuca foi escolhida como pólo multiplicador da Mata Sul. A Interlegis aguarda a anuência do presidente da Casa para concretizar o acordo. Assumindo essa função, a Câmara de Ipojuca vai poder sediar os treinamentos oferecidos pelo programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário